As capitais são cidades onde se localiza a sede do governo, quer estadual, quer nacional. Elas desempenham funções administrativas e conduzem a política. Cada estado brasileiro tem uma delas e formam um total de 27 capitais. O Brasil, no decorrer da sua história, teve três: Salvador, a cidade do Rio de Janeiro e Brasília.
De acordo com o sistema governamental do país, o conceito de capital muda um pouco. Veja bem, na África do Sul é diferente do Brasil. Os sul-africanos possuem três sedes: a Cidade do Cabo trabalha com a legislação do país; Bloemfontein é responsável pela área judicial, enquanto que a Pretória é a capital administrativa.
Na região do Oriente Médio, essa questão de capital causa dores de cabeça em muitas pessoas. A disputa por Jerusalém pode ser elevada ao nível de guerra, facilmente. O estado de Israel briga pela cidade há anos com a Palestina. Ao mesmo tempo em que palestinos querem Jerusalém como capital, Israel a considera. Tel Aviv é a capital financeira de Israel.
A cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi a capital federal do Brasil até o ano de 1763. A cidade do Rio de Janeiro foi a sede administrativa do Brasil desde 1763, quando substituiu Salvador, e no momento que a Família Real portuguesa veio fugindo de Napoleão Bonaparte. E em 1960, o Rio de Janeiro perdeu o espaço para a planejada e sonhada capital federal: Brasília.
Fonte: Capitais Brasileiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário